segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Outubro Rosa: Todos juntos contra o Câncer de Mama!

O mês de outubro está chegando perto do fim, mas ainda dá tempo para entrar no clima de alerta do “Mês Rosa”. Outubro foi escolhido mundialmente para ser o mês do movimento de  conscientização e prevenção do câncer de mama.  Durante o mês são realizadas diversas ações como caminhadas, palestras, mutirões de exames, iluminação das cidades em rosa, entre outras. Tudo isso com um único propósito: conscientizar as mulheres do quanto é importante fazer regularmente os exames. O nome Outubro Rosa remete ao laço rosa que simboliza a luta mundial contra o câncer de mama.

Laço Rosa: Simbolo da Conscientização
Informação e prevenção são dois elementos capazes de evitar o câncer de mama. Por isso é tão importante que nós mulheres fiquemos atentas aos sinais que o corpo dá. Uma forma simples de prevenção é realizar o autoexame. O autoexame é muito importante, pois pode identificar o surgimento de caroços. Com apenas alguns minutinhos de seu dia, você pode estar salvando a sua vida. No infográfico abaixo, há um exemplo explicativo de como é simples fazer o autoexame:


O autoexame deve ser feito uma semana após o ciclo menstrual. Encontrando qualquer irregularidade, deve-se procurar imediatamente um médico. Caso tenha alguma dúvida de como fazer o autoexame, procure um profissional, que ele irá orientá-la.  

Além da conscientização contra o câncer de mama, é importante também se prevenir contra o câncer do colo de útero. Silencioso, o câncer do colo de útero pode ser identificado apenas por meio do exame preventivo ginecológico, popularmente o “papanicolau”, que dever ser feito anualmente. 

Tanto o câncer de mama quanto o câncer do colo de útero tem cura. O importante é estar em dia com os exames, pois quanto antes identificados, muito mais fácil se torna o tratamento e as chances de vencer o câncer são muito maiores. Por isso, previna-se. Não deixe para depois. Faça mensalmente o autoexame de mama e todos os anos o exame preventivo ginecológico. 

Prevenir sempre é o melhor remédio.  Conscientize-se e compartilhe essa causa!

Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Opinião, Crítica ou Sugestão: